Porquê deixar de usar sacos plásticos?


Porquê deixar de usar sacos plásticos?

Seis razões básicas. Descubra neste artigo quais são!

1. Os sacos plásticos são feitos de matérias fósseis. Podem ser feitos de derivados do petróleo, ou gás líquido, como é o caso do polietileno e propileno.
2. Os sacos plásticos matam a vida selvagem. A poluição por sacos plásticos ameaça de morte 663 espécies de animais marinhos e terrestres. Todos os anos milhares de animais ficam presos em sacos de plástico e morrem, ou ingerem-nos e morrem de fome.
3. Os sacos plásticos envenenam a cadeia alimentar. O plástico desfaz-se em pedaços minúsculos nos oceanos e é comido por pequenos animais e peixes que são comidos por outros maiores até que as toxinas chegam ao prato dos seres humanos.
4. Os sacos plásticos são usados apenas uns minutos, mas duram várias vidas humanas. Um saco de compras pode ser usado apenas por uns minutos, da loja até casa, no entanto fica no nosso ambiente até 1000 anos e nunca será completamente biodegradado.
5. Até 2050 prevê-se que haja mais plástico do que seres vivos nos oceanos. Se não tomarmos medidas para prevenir o uso de plástico na nossa sociedade os nossos oceanos ficarão mortos.
6. Os sacos plásticos deixam as nossas paisagens irreconhecíveis. Experimente olhar em sua volta, quantas vezes viu sacos de plástico nas bermas das estradas, nas praias, nas ruas, tornando tão feio o que nos rodeia?

Sabia que…

Desde 1950 nós, humanos, produzimos 8.300 milhões de toneladas de plástico no mundo. 79% deste plástico está em aterros sanitários ou disperso no ambiente (fonte: Marine Conservation Society, Reino Unido). O que está feito não podemos alterar, mas PODEMOS dar passos, grandes e pequenos, para que o nosso futuro seja menos dominado pelo plástico. Reduzir drasticamente o uso de plásticos descartáveis é uma das ações que estão ao alcance de todos, vamos a isso?

Write a Comment