“Plantar o futuro” – um projeto que nos orgulhamos de ajudar


“Plantar o futuro” – um projeto que nos orgulhamos de ajudar

O “Plantar o Futuro”, organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja é uma abordagem integrada e interdisciplinar que visa promover a sustentabilidade dos ecossistemas florestais, preservando a biodiversidade do nosso país e o seu futuro.

Este projeto é a expansão do “Biologia a Plantar o Futuro”, uma iniciativa que surgiu por vontade dos alunos de Biologia da Universidade de Aveiro, em 2014. Até hoje já foram plantadas milhares de árvores na Mata do Buçaco, Albergaria-a-Velha e Lousada, contribuindo, igualmente, para a sensibilização de centenas de alunos.

“Plantar o futuro” desafia os novos alunos universitários a deitar as mãos à terra e reflorestar Aveiro. O funcionamento do projeto é simples: com a chegada dos novos alunos à universidade, entrega-se, a cada um deles, uma árvore autóctone (carvalho, azinheira, medronheiro etc.). Cada novo aluno recebe uma árvore que apadrinha e cuida até à sua plantação, num espaço que necessite de ser recuperado.

Em 2018, vendo a devastação que os incêndios do último ano causaram, a Agora Aveiro quis levar o projeto mais longe e fazê-lo chegar a todos os novos alunos da Universidade de Aveiro. O projeto une agora os esforços de vários setores da sociedade, entre associações, entidades públicas e empresas, para sensibilizar para a importância da floresta nativa, incutindo nos participantes o sentido de responsabilidade social e ambiental e estimulando o voluntariado como forma de exercício da cidadania ativa e participativa.

Tendo desta forma lançado várias atividades que decorreram este ano, nas quais a Casa Martelo teve o privilégio de participar e auxiliar.

A primeira iniciativa de nome “Green Friday” que foi organizado pela Agora Aveiro em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Novo Príncipe – Cacia, Associação Comercial do Distrito de Aveiro e Município de Aveiro. Ocorreu no último fim de semana do mês passado, nos dias 30 de Novembro e 1 e 2 de Dezembro, em que participaram 24 lojas de comércio local, das quais fez parte a Casa Martelo. Nestes dias, cada compra de valor igual ou superior a 10€ representou uma árvore autóctone plantada em Aveiro. Estas árvores foram semeadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Novo Principe de Cacia e plantadas na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.

A segunda atividade derivada do projeto “Plantar o Futuro” decorreu no dia 12 de Dezembro, quarta-feira, onde foram entregues mais de 2000 árvores “bébés” aos alunos da Universidade de Aveiro (UA) que aceitaram este desafio. A Casa Martelo colabora com o projeto ao fornecer material para estas actividades.

Para além do ‘babysitting’, o projeto “Plantar o Futuro” pretende que os estudantes se envolvam igualmente na plantação das árvores. A Casa Martelo vai continuar a auxiliar o projeto “Plantar o Futuro” durante as várias ações de plantação que já estão previstas acontecer para os meses de fevereiro e março em terrenos disponibilizados pelo Município de Estarreja e pelo Projeto Cabeço Santo da Quercus, em Águeda, onde os incêndios de 2018 e 2017 causaram estragos. Ao todo estão previstas 6 ações de plantação, ao longo de 6 semanas. Os estudantes vão igualmente plantar algumas árvores no Campus da Academia de Aveiro no dia 21 de março, Dia da Árvore.

A Casa Martelo orgulha-se de ajudar projetos que visem a educação ambiental, nomeadamente no que toca à importância da floresta autóctone, e a médio e longo prazo melhorem o bem-estar do ecossistema e, por conseguinte, da comunidade. Junte-se a nós nesta causa!

Write a Comment